U - Z


                   VERGÍNIO HOLTZ

Nasceu a 26/06/1914 em Itararé, descendente de alemães. Era filho de Antonio Holtz e de Julia de Andrade Holtz.
Estudou no tradicional Grupo Escolar Tomé Teixeira e demonstrava ser muito gratificado  por ter sido alfabetizado nesta escola. Começou a trabalhar ainda muito novo.
Casou-se com. Ida Wolf  Holtz e tiveram seis filhos. Acreditava que a estrutura firme de uma família era a base para qualquer futuro promissor.
Foi eleito vice-prefeito na gestão do Sr. Ângelo Ghizzi (1952-1955) e em 1964, foi eleito Prefeito Municipal de Itararé. Em 1969 recebeu o título de um dos melhores prefeitos do interior do Estado.
 Homem público, de características marcantes: simples, íntegro, ponderado, bondoso, generoso e  honesto. Dentre suas realizações destacam-se a construção de trinta escolas na zona rural e a construção do 3.º Grupo Escolar, hoje denominada EE Dr. Herculano Pimentel.
Faleceu em 05 de maio de 1983. Seu nome foi eternizado no Estádio Vergínio Holtz (Associação Atlética Itararé) e no Paço Municipal.



 WALTER SANTANA MENK 

Nasceu em Itararé, em 26 de julho de 1925, sendo filho de Carlos Menk e Sofia Dias Menk.
Fez o curso primário no Grupo Escolar de Itararé, hoje Tomé Teixeira, e participou do grupo de escoteiros do Seu Peppo. Morou em Itapeva e Itapetininga, onde fez o curso ginasial. Em seguida cursou o Colégio Arquidiocesano, em São Paulo e o curso de Contabilidade na Escola Álvares Penteado – FAAP. Logo após, fez Faculdade de Economia e Administração.
Voltando para Itararé, em 1948,casou-se com   Maria José de Camargo Menk, com quem teve três filhos: João Carlos, Ana Maria e Walter Filho.
Iniciou sua vida pública em 1954, ao ser eleito vereador à Câmara Municipal de Itararé. Em 1958 foi eleito deputado estadual.
Em 1982 foi eleito prefeito do município de Cananéia, e em 1996, elegeu-se vice-prefeito naquela cidade, sendo reeleito em 2000. Ainda exercia o cargo quando faleceu em São Paulo no dia 15 de dezembro de 2003, aos 78 anos de idade.